Hologramas invadem shows e ressuscitam artistas


Se o sucesso é pela novidade, ou não, o certo que as especulações continuam. Cogitam, por exemplo, Michael Jackson saindo em turnê novamente com o Jackson 5. Freedie Mercury já teve sua oportunidade de aparecer junto ao Queen no musical em comemoração o décimo aniversario de “We Will Rock You”, em 14 de maio desse ano.

Holograma de Tupac (reprodução

  

Desde a aparição do rapper Tupac Shakur (morto há 16 anos) cantando ao lado de Snoop Doog Dog no badalado festival de Coachella, as empresas dedicadas a criar hologramas se empolgaram de vez. A Digital Domain, responsável pelo holograma de Tupac agora visa investir em nomes de peso como Elvis Presley. E, seguindo os mesmos moldes da ressureição de Tupac, o “Rei do Rock” se apresentará ao lado de um ídolo real; ele estará ao lado de Justin Bieber. Outros cogitados a virarem hologramas é Jimi Hendrix, Kurt Cobain (Nirvana), Whitney Houston, a banda The Doors e até a atriz Marilyn Monroe (!).

 

Se o sucesso é pela novidade, ou não, o certo que as especulações continuam. Cogitam, por exemplo, Michael Jackson saindo em turnê novamente com o Jackson 5. Freedie Mercury já teve sua oportunidade de aparecer junto ao Queen no musical em comemoração o décimo aniversario de “We Will Rock You”, em 14 de maio desse ano.

As mentes por trás deste projeto são o Digital Media Group, cofundada pelo diretor James Cameron, em colaboração com System Musion Britain Company.

Eles foram atrás dos personagens gerados por computador humanos que aparecem em filmes como “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “Tron” ou “X-Men”.

Hologramas na música não são novidades – Apesar de vivermos em uma época em que a tecnologia anda a passos largos, muitas pessoas ainda não acreditam no que veem. Uns pensam que se trata de sósias; outras creem que a tecnologia ainda não chegou a este nível. Mesmo que Tupac tenha sido o primeiro holograma de um músico falecido, os hologramas na música não são novidades. Voltemos aos anos 80.

“Jem e as Hologramas” foi uma série exibida entre 1985 a 1988 nos EUA, tratava-se de uma banda apenas formada por garotas, todas feitas em hologramas. Tudo começou quando Jerrica Benton, filha de um milionário, usou de uma máquina, criação de seu pai antes de morrer, que produzia hologramas. Jerrica se transformou no holograma Jem, seu alter ego. As outras personagens eram: sua irmã adotiva Kimber Benton. Mesmo não tendo muita sofisticação quanto os hologramas de hoje, serviu para inspirar outros bem mais sofisticados, é o caso do Gorillaz.

Gorillaz é uma banda fictícia, mas é um projeto idealizado por músicos reais, tendo em Damon Albam (do grupo Blur) o único membro efetivo por trás do grupo, desde o início em 1998. Os músicos animados são: 2D, Murdoc Niccals, Noodle e Russel. As apresentações ao vivo são feitas em hologramas – tudo porque os fãs queriam vê-los tocando no mundo real.

Hatsume Miku é outra personagem em holograma pra lá de interessante. A garota tem 16 anos e é totalmente criada artificialmente – a primeiro do mundo! A voz da “artista” é feita por um programa de voz e é acompanhada em shows por músicos reais. Ou seja, ela canta, dança, interage com o público como se fosse real.

Agora vivemos a fase de ressuscitar os mortos e colocá-los ao lado de músicos reais e, se possível, saírem em turnês, apresentações na televisão ou online. A pergunta que fica é que se depois dessa novidade tecnologia passar, a curiosidade satisfeita, as pessoas se desinteressarão. Ou será que estão tão carentes de grandes talentos que têm agora que ressuscitar os velhos ídolos?

 

Fonte: bagarai.com.b

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s